A SOU descomplica

sua viagem!

Aqui você encontra todas as informações necessárias para antes, durante e depois de sua viagem como documentação, vistos, vacinas, clima no mundo, situação dos voos e muito mais. Acesse os links e obtenha tudo o que precisa para uma viagem tranquila e segura!

Clima

Câmbio

Consulta de

Voôs online

PASSAPORTE E VISTO

 

Passaportes

O passaporte é um documento imprescindível quando se trata de viagens internacionais. Observe sempre a validade de seu passaporte, ela deve ser no mínimo até a data de seu retorno ao Brasil. Caso vá para algum país que exija visto, o mínimo necessário são seis meses. Clique nos links abaixo para mais informações

 

Como requerer o passaporte

 

Documentação para emissão do passaporte

 

Endereços da Polícia Federal no Brasil

 

 

Dica: antes de iniciar a viagem, faça uma ou duas fotocópias das páginas 1, 2 e 3 e da página em que consta o visto consular. Deixe seu passaporte original em local seguro e ande com a cópia. Em caso de extravio, comunique imediatamente as autoridades locais, para que sejam tomadas as providências devidas e comunique também o consulado ou embaixada brasileira mais próxima.

 

 

Vistos

O visto é a permissão de entrada concedida por um país ao cidadão estrangeiro. Varia de acordo com a duração e o objetivo da viagem. Deve ser solicitado no consulado ou embaixada do país de destino.

 

Os brasileiros que desejam obter o visto de entrada em outros países devem comparecer ao consulado ou embaixada do país de destino. Estados Unidos, Japão, China, Índia, entre outros, são algumas das nações que exigem a documentação nos passaportes brasileiros, assim como a maioria dos países de Oceania, África e Europa oriental.

 

Nações da Europa ocidental e América Latina não solicitam visto para turistas brasileiros, devido a um acordo de reciprocidade com o Brasil.

 

O Ministério de Relações Exteriores recomenda que o interessado em viajar para fora do Brasil preencha o maior número possível de informações no formulário obrigatório, o Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV), para assim reduzir o prazo de processamento do pedido solicitado.

 

Depois, é necessário entregar o protocolo assinado, com os documentos originais do respectivo viajante e ainda um comprovante de pagamento de rendimentos ao agente consular na embaixada ou consulado respectivo. Todo o processo pode ser acompanhado pelo site do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV)

 

Estados Unidos 

Normalmente é exigido que os cidadãos estrangeiros que desejam viajar para os Estados Unidos se candidatem a um visto de turismo ou negócios. Estas duas categorias de vistos são chamadas de “Vistos de Visitantes”. Os vistos de visitantes também podem ser utilizados para transitar os Estados Unidos caso você esteja indo para outro país estrangeiro, mas o seu voo transita em um aeroporto americano. Os vistos de visitantes tem validade de até 10 anos e podem permitir múltiplas entradas nos Estados Unidos. Os titulares de vistos de visitantes dos Estados Unidos normalmente tem autorização para permanecer por até 6 meses em cada visita nos Estados Unidos.

 

Para mais informações, acesse: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nonimmigrant-visas.html

 

México

Elimina-se o requisito de visto aos portadores de passaportes comuns entre México e Brasil, para viagem de curta duração. No caso dos cidadãos brasileiros, a isenção será aplicável a favor dos Visitantes sem permissão para realizar atividades remuneradas, por uma temporalidade de 180 dias, de conformidade com o estabelecido no artigo 40, fração I da Lei de Migração. Permitirá realizar atividades turísticas, de trânsito, desportivas, de negócios que não impliquem remuneração em território nacional, assistir a eventos e conferências e realizar estudos que não excedam 180 dias. 

 

Para mais informações, acesse: http://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/